26 Anos de Experiência  Pesquisador e Palestrante Internacional

Ephraim Ferreira Medeiros

Acupuntura e Medicina Chinesa


Sou um pesquisador e professor de acupuntura vivendo em Chiang Mai na Tailândia desde 2021, depois de passar 16 anos na China (2005-2021).
Sou reconhecido como um dos principais pesquisadores e professores na área da medicina chinesa no Brasil.
Estou em atividade desde 1995 e fui pioneiro em uma série de projetos inovadores e importantes para o desenvolvimento da medicina chinesa no Brasil e no exterior. 
Não consigo me lembrar de uma época em que eu não tenha gostado de estudar, praticar, pesquisar e ensinar a arte da acupuntura.
Os mestres vivos que nutro grande respeito são Wu Tou Kwang , Lan Fengli (兰凤利 ), e Yuan Xiuli (袁秀丽 ). Dos mestres que já desencarnaram e com os quais tive contato, os que mais admiro são Al Stone, Cheng Xinnong (程莘农), Giovanni Maciocia e Zhang Pu (张缙).  Dos grandes mestres do passado, os que mais venero são Wang Shuhe (王叔和), Gao Wu (高武), e o coreano Heo Jun (허준).
Embora nos últimos anos tenha reduzido minha prática de acupuntura clínica, costumo buscar inspiração nos ensinamentos dos mestres que incentivam a seguir nossas próprias direções internas. Em vez de seguir tendências e modismos, prefiro me concentrar em estudar profundamente as bases da medicina tradicional chinesa e seus conceitos fundamentais. Dessa forma, busco aprimorar minha compreensão e aperfeiçoar minhas técnicas terapêuticas, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor cuidado possível aos meus pacientes.

Tenho uma visão como praticante e professor:
 Cada um de nós nasce único e que a singularidade é o que nos dá individualidade. Se trocarmos essa singularidade por uma máscara de qualquer tipo, não conseguiremos realizar plenamente nosso propósito nesta terra, nunca nos tornaremos inteiros.


Publicações

O Prof. Ephraim Ferreira Medeiros divulga o resultado de suas pesquisas em congressos internacionais e também já publicou capítulos de livros e artigos no exterior. Também participa como convidado para palestras e cursos em diversas universidades e instituições renomadas do mundo como Universidade de Viena e Universidade Sigmund Freud (Áustria), Universidade Sechenov (Russia), Korea Institute of Oriental Medicine (Coréia do Sul), Hebei TCM University (China), Nishi Seitai Relaxation Gakuin (Japão), Lingnan University (Hong Kong), etc.

Abaixo uma lista resumida de alguns capítulos de livro, artigos e traduções publicados pelo Prof. Ephraim Ferreira Medeiros em obras internacionais.

Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise
Mobirise

Prof. Ephraim Ferreira Medeiros

Técnicas de Acupuntura 

As técnicas de Acupuntura Aromática, Acupuntura do Mestre Saam para Reequilíbrio Emocional e "Harmonia e Convergência dos 4 Mares" são contribuições originais do Prof. Ephraim Ferreira Medeiros, resultado de seus 28 anos de trabalho e pesquisa em Acupuntura. Essas abordagens inovadoras refletem sua expertise e dedicação no campo da Acupuntura, visando promover o bem-estar emocional, o reequilíbrio e o alívio dos sintomas em seus pacientes. Suas técnicas são fruto de estudos aprofundados, experiência clínica prática e anos de pesquisa, consolidando-se como importantes contribuições no campo da medicina oriental.

A Acupuntura Aromática, desenvolvida pelo Prof. Ephraim Ferreira Medeiros em 1999, é uma técnica terapêutica que combina os princípios da acupuntura tradicional com o uso dos óleos essenciais. Essa abordagem inovadora visa estimular pontos específicos do corpo, utilizando agulhas de acupuntura combinadas com a aplicação de óleos essenciais selecionados. Os óleos são escolhidos de acordo com as necessidades individuais do paciente e suas propriedades terapêuticas. A Acupuntura Aromática oferece uma experiência integrativa, combinando os benefícios da acupuntura e da aromaterapia para promover o equilíbrio e o bem-estar físico, mental e emocional.

A Acupuntura do Mestre Saam para Reequilíbrio Emocional, criada em 2017 pelo Prof. Ephraim Ferreira Medeiros, é um curso inédito baseado em sua pesquisa realizada na Coréia do Sul entre 2017 e 2020. O curso ensina e explora combinações de pontos e técnicas diretas do sistema de Acupuntura Coreana do lendário Mestre Coreano Saam. O texto original do capítulo 30 do Clássico Saamdoinchimguyogyeol é utilizado como base, considerando as emoções como fatores centrais em todas as moléstias. O curso aborda aspectos históricos, fundamentos filosóficos da acupuntura Coreana, além de estratégias de tratamento e protocolos para doenças específicas como síndrome do pânico, dependência química, fibromialgia e Parkinson. Uma abordagem complementar é a técnica da Acupuntura Aromática, criada pelo Prof. Ephraim, que potencializa a sinergia curativa. O curso oferece certificado de conclusão emitido em parceria com a Sertifier e compartilhamento fácil em redes profissionais. Aulas gravadas estão disponíveis para acesso em qualquer lugar, e o curso pode ser adquirido através do pagamento de R$ 264. Contatos podem ser feitos através de e-mail, Whatsapp ou Telegram, porém é importante considerar o fuso horário, pois o Prof. Ephraim reside na Tailândia.

A inclusão da acupuntura como parte do plano de tratamento para pacientes em estágio terminal pode proporcionar um alívio significativo e melhorar a qualidade de vida. Como profissionais de saúde, é fundamental trabalharmos em estreita colaboração com a equipe de cuidados hospitalares para oferecer um cuidado abrangente aos nossos pacientes e seus cuidadores. Nosso objetivo é resolver questões emocionais e aprimorar a qualidade de vida geral daqueles que necessitam de cuidados no fim da vida.

O Prof. Ephraim Ferreira Medeiros desenvolveu a estratégia chamada de "Harmonia e Convergência dos 4 Mares" visando contribuir no campo dos cuidados paliativos através da acupuntura. O conceito central dessa técnica simples é visualizar a jornada de um barco navegando em águas tranquilas, rumo a um cais (de luz) onde ocorre o Embarque/Desembarque. Para alcançar esse objetivo, é necessário "acalmar os 4 mares do corpo". Essa técnica é embasada em pesquisa teórica (Capítulo 33 do Lingshu 海论 e outros), na experiência clínica prática do Prof. Ephraim e anos de observação, especialmente na China, com pacientes em estágio terminal, incluindo aqueles com câncer.

Estudos Básicos  e Intermediários

Recursos Apoio
aos Estudos de MTC 

Cursos e Estudos Avançados

Plataforma de Desenvolvimento Profissional